Olá! Aqui é a Lih!
Bem-vindos ao Arquivo 9.
Hoje eu quero falar sobre uma coisa que começou como uma ideia para um livro.
Eu até pensei em chamar esse capítulo de “Engenharia da Santidade”.
Só que aconteceu uma coisa engraçada: em vez de escrever um livro, eu escrevi duas páginas.
Então eu resolvi fazer o que eu faria com qualquer boa investigação do Arquivo 9: abrir o arquivo e começar a organizar as ideias.
E tudo começa em 2020.
Com o lockdown, o mundo foi para a internet.
E a Igreja também precisou aperfeiçoar os recursos digitais para continuar chegando às pessoas.
Foi aí que nós percebemos uma coisa que talvez já estivesse diante dos nossos olhos há bastante tempo:
existia um novo continente.
O continente digital.
E, assim como um dia os missionários atravessaram oceanos para chegar a novos territórios, agora era preciso aprender a evangelizar um território que não tinha fronteiras geográficas.
Um território feito de telas, redes sociais, vídeos, comentários, algoritmos e comunidades virtuais.
Nascia, de certa maneira, uma nova missão:
a missão digital.
Mas quem é o missionário desse novo continente?
Se olharmos para a Igreja primitiva, encontramos diferentes ministérios: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
E eu queria olhar especialmente para o evangelista.
Porque o evangelista precisa encontrar maneiras de chegar às pessoas.
Paulo é um grande exemplo disso.
Ele viajou, pregou, fundou comunidades e escreveu cartas.
Ele encontrou diferentes povos e diferentes culturas.
E hoje o missionário digital também precisa descobrir como fazer essa conexão.
Pode ser através de um vídeo.
De um podcast.
De uma análise de um jogo.
De uma conversa.
De uma pergunta.
Até de uma dancinha no TikTok.
A questão não é simplesmente colocar uma pregação dentro da internet.
É descobrir como conversar com as pessoas que já estão lá.
E isso me faz lembrar de uma história muito interessante.
Em 1531, no México, temos o acontecimento de Nossa Senhora de Guadalupe.
A tradição conta que Nossa Senhora apareceu a Juan Diego no monte Tepeyac e pediu que fosse construída ali uma capela.
Quando Juan Diego levou o pedido ao bispo, ele pediu um sinal.
E o sinal veio de uma maneira extraordinária: rosas.
Juan Diego recolheu as rosas e as levou ao bispo dentro de sua tilma.
Quando abriu a tilma, as rosas caíram e apareceu a imagem de Nossa Senhora.
E aquela imagem falava com culturas diferentes.
Havia elementos que faziam sentido para os espanhóis e elementos que podiam ser compreendidos pela cultura indígena.
E eu acho que existe uma pergunta muito interessante aí para nós:
qual é a tilma do continente digital?
Qual é a linguagem que consegue apresentar a fé para alguém que talvez nunca entraria em uma sala de catequese?
Porque evangelizar não significa apenas repetir a mesma mensagem em qualquer lugar.
É preciso saber comunicar.
E foi aí que os missionários digitais também começaram a encontrar seus santos.
Santa Teresinha do Menino Jesus, por exemplo.
Ela nos apresenta a pequena via.
A ideia de que não precisamos fazer coisas grandiosas para amar extraordinariamente.
Podemos fazer as pequenas coisas com amor.
E isso tornou a santidade algo muito mais próximo.
Santa Teresinha não queria complicar o caminho.
Ela queria chegar ao céu.
E dizia que iria para o céu como se fosse de elevador: Jesus a pegaria nos braços e a levaria.
É uma imagem muito simples.
Mas talvez justamente por isso tenha conquistado tantas pessoas.
Depois encontramos São Carlo Acutis.
Um jovem que, se estivesse vivo hoje, teria apenas 35 anos.
Ele viveu no início da internet, na época dos blogs, e criou um site para apresentar ao mundo os milagres eucarísticos.
Mas Carlo não ficou conhecido simplesmente porque sabia usar a internet.
Ele viveu a caridade.
Ofereceu seus sofrimentos.
Buscou a Deus.
E utilizou a internet como uma ferramenta para evangelizar.
Isso é importante.
Porque o missionário digital não é aquele que precisa ser o centro das atenções.
Quem deve transformar a vida da pessoa é Jesus Cristo.
E talvez seja justamente aí que esteja a diferença entre ser um influenciador e ser um missionário.
O influenciador precisa que as pessoas sigam a ele.
O missionário aponta para outra pessoa.
E depois temos santos que chegaram ao ambiente digital trazendo uma espiritualidade que já existia muito antes da internet.
Padre Pio, por exemplo.
A devoção a ele se espalhou também através das redes.
E junto com ela vieram ensinamentos sobre oração, confissão, terço, penitência, purgatório e a importância de fazer bem aquilo que oferecemos a Deus.
E também podemos lembrar da devoção aos anjos, que ganhou uma circulação enorme na internet.
Cada um desses exemplos mostra uma coisa:
a internet pode apresentar uma devoção, uma oração, uma história ou um santo para alguém que talvez nunca tivesse encontrado esse conteúdo sozinho.
Mas existe um limite.
E talvez esse seja o ponto mais importante de tudo isso.
Não existe uma paróquia digital.
A internet pode ser uma ponte.
Pode ensinar.
Pode despertar uma pergunta.
Pode apresentar a fé.
Pode aproximar alguém.
Mas aquilo que encontramos na internet precisa chegar à vida.
A oração precisa virar oração.
A formação precisa virar vida.
A descoberta precisa virar busca.
E a busca precisa nos levar para uma comunidade concreta.
Porque a Igreja não é apenas conteúdo.
A Igreja é também presença.
É sacramento.
É comunidade.
É encontro.
É gente de verdade.
Então talvez a grande missão do continente digital não seja criar uma Igreja dentro da internet.
Talvez seja justamente construir uma ponte que leve as pessoas da internet para a vida.
E é por isso que eu comecei chamando essa ideia de Engenharia da Santidade.
Porque não estamos falando apenas de descobrir como usar uma ferramenta.
Estamos tentando descobrir como construir pontes.
Pontes entre culturas.
Pontes entre gerações.
Pontes entre a tradição e as novas linguagens.
Pontes entre o mundo digital e a vida concreta.
E, no fim das contas, pontes que nos levem para Deus.
Esse foi o arquivo de hoje.
E talvez essa investigação ainda não tenha terminado.
Porque o continente digital foi descoberto.
Agora nós precisamos aprender a navegar nele.
Olá! Aqui é a Lih!
Bem-vindos ao Arquivo 9.
No capítulo anterior, nós falamos sobre a descoberta de um novo continente: o continente digital.
Falamos sobre a missão digital, sobre as novas formas de evangelização e sobre como a internet pode ser uma ponte entre as pessoas e a Igreja.
Mas existe uma pergunta que ficou para depois.
Porque já se passaram seis anos desde aquele momento em que o mundo foi praticamente obrigado a entrar na internet.
E talvez agora seja hora de perguntar:
o que aconteceu depois que chegamos a esse novo continente?
Durante a pandemia, a internet foi uma solução.
Precisávamos trabalhar pela internet.
Estudar pela internet.
Conversar pela internet.
Rezar pela internet.
Fazer compras pela internet.
E até participar da vida da Igreja pela internet.
Muita coisa precisou ser criada ou aperfeiçoada naquele período.
Livros foram vendidos pela internet.
Cursos foram criados.
Lives foram feitas.
Comunidades se reuniram pelas telas.
E tudo isso foi importante.
Mas seis anos depois, parece que alguma coisa mudou.
As pessoas começaram a se cansar de estudar online.
Começaram a sentir falta da presença.
Da conversa.
Do encontro.
De estar em um lugar com outras pessoas.
Até mesmo coisas que podem ser feitas pela internet começaram a mostrar que existe uma diferença entre acompanhar e participar.
Você pode acordar às quatro da manhã para rezar com o Frei Gilson.
Pode acompanhar uma oração.
Pode assistir a uma missa.
Pode fazer uma formação.
Mas existe uma coisa que a internet não consegue reproduzir completamente:
a experiência de estar diante de uma pessoa.
E talvez a gente perceba isso quando sai de casa.
Quando olha pela janela de um ônibus, por exemplo.
Você pode passar horas olhando para uma tela.
Mas, de repente, olha pela janela e vê um senhor que mora na rua com seu cachorrinho.
Vê um cadeirante tentando circular por uma calçada que não foi feita para ele.
Vê um rapaz de terno que está bem vestido, mas tem um olhar triste.
E essas pessoas não aparecem no seu feed porque o algoritmo decidiu que elas combinam com você.
Elas simplesmente estão ali.
Na sua frente.
E talvez essa seja uma das grandes questões do nosso tempo:
como conectar a vida digital com a vida real?
Porque nós criamos um outro continente.
Criamos novas formas de comunicação.
Criamos novas comunidades.
Mas continuamos vivendo em um mundo físico.
Então...
qual avião nós precisamos pegar para atravessar de um continente para o outro?
Talvez nenhum.
Talvez a grande questão seja perceber que esses dois mundos já estão conectados.
E foi aí que eu encontrei um conceito que ajuda a explicar isso:
on-life.
Não é uma vida online e outra offline.
É uma única vida.
Uma vida que acontece, ao mesmo tempo, no mundo presencial e no mundo digital.
Só que existe um problema.
A internet deixou de ser apenas uma ferramenta.
Ela começou a organizar a nossa vida.
E, em alguns momentos, parece que os algoritmos passaram a valer mais do que as almas.
O que chama atenção aparece.
O que gera engajamento cresce.
O que provoca reação circula.
E aquilo que não interessa ao algoritmo simplesmente desaparece.
Chegamos a um ponto em que talvez precisemos perguntar:
se a internet não paga nossas contas, não constrói nossas relações e não resolve os problemas da nossa vida concreta, o que ela é?
Talvez seja apenas uma ferramenta.
E uma ferramenta pode ser muito útil.
Mas uma ferramenta não pode se tornar o lugar onde colocamos toda a nossa existência.
Porque aí surge outra pergunta.
Será que a internet é a nova Atlântida?
Temos vestígios de um mundo que existiu.
Sabemos que ele está ali.
Mas será que um dia vamos olhar para esse período da história e perceber que alguma coisa desapareceu?
Ou será que estamos diante de outra imagem?
Talvez não seja uma Atlântida.
Talvez seja um dilúvio.
Porque estamos inundados.
Inundados por informações.
Informações verdadeiras.
Informações falsas.
Opiniões.
Notícias.
Vídeos.
Comentários.
Publicidade.
Discussões.
Notificações.
E talvez o problema do nosso tempo já não seja a falta de informação.
É o excesso.
Como escolher aquilo que merece a nossa atenção quando tudo parece exigir a nossa atenção ao mesmo tempo?
E isso nos leva a outra questão:
o que a tecnologia está fazendo com o nosso trabalho?
Durante muito tempo, imaginamos que as máquinas fariam o trabalho pesado e deixariam para nós aquilo que era mais humano.
O trabalho intelectual.
A criatividade.
O pensamento.
A tomada de decisões.
Só que talvez tenhamos feito o contrário.
As máquinas começaram a ocupar cada vez mais espaço justamente no trabalho intelectual.
E nós continuamos tentando descobrir o que será necessário fazer no mundo físico.
Ao mesmo tempo, existe uma outra transformação acontecendo.
Começamos a falar do nosso próprio cérebro como se fosse um computador.
Precisamos resetar.
Precisamos reiniciar.
Precisamos configurar.
Precisamos corrigir.
Os psicólogos não são programadores de cérebros.
Mas, às vezes, parece que queremos tratar as pessoas como máquinas que deram algum tipo de defeito.
Porque talvez exista algo muito estranho acontecendo.
Nós construímos máquinas cada vez mais capazes de imitar o ser humano.
E, ao mesmo tempo, estamos começando a tratar o próprio ser humano como uma máquina.
Uma máquina precisa funcionar.
Uma máquina precisa produzir.
Uma máquina precisa estar disponível.
Uma máquina não pode parar.
Mas e se o ser humano precisar justamente parar?
E se ele precisar pensar?
Sentir?
Errar?
Mudar de ideia?
Fazer alguma coisa que não produz resultado?
Talvez esse seja um dos grandes conflitos do mundo digital.
Porque pensar diferente ficou cada vez mais complicado.
A cultura parece nos empurrar para dentro de determinadas caixas.
E, quando alguém sai da caixa e fala alguma coisa diferente, essa pessoa imediatamente chama atenção.
Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Mas talvez a questão seja ainda mais complicada:
será que estamos ficando com medo de enxergar?
E aí existe uma tentação muito compreensível.
Se o mundo lá fora parece confuso...
Se tudo parece barulhento...
Se existe tanta discussão...
Tanta informação...
Tanta coisa acontecendo...
Talvez seja mais confortável ficar dentro da Igreja.
Ali parece seguro.
Ali eu conheço as regras.
Ali eu encontro pessoas que pensam como eu.
Mas existe um problema.
A Igreja não foi feita para ser um bunker.
O cristão não pode passar a vida inteira escondido do mundo.
Porque existe um mundo lá fora.
E esse mundo tem pessoas.
Pessoas que precisam ser encontradas.
E talvez seja por isso que aquela imagem do filme de zumbi seja tão interessante.
Dentro da casa, está tudo bem.
As portas estão fechadas.
Você está protegido.
Mas quando abre a porta e olha para a rua...
parece que existe um monte de monstros tentando entrar.
E você precisa fugir para não ser contaminado.
Será que às vezes nós enxergamos o mundo exatamente assim?
Como se tudo lá fora fosse uma ameaça?
Como se fosse necessário construir um lugar seguro e nunca mais sair?
Só que existe uma contradição aí.
Se a missão é evangelizar...
precisamos encontrar pessoas.
E pessoas estão lá fora.
No ônibus.
Na escola.
No trabalho.
Na faculdade.
Na rua.
Na internet.
Em todos os lugares.
E existe ainda outra transformação acontecendo.
Talvez estejamos vivendo em uma época em que a própria vida virou espetáculo.
O Big Brother.
Os realities.
Os influencers.
Os vídeos.
Os stories.
A exposição da intimidade.
A vida transformada em conteúdo.
Até a nossa rotina pode virar entretenimento.
E então vem uma pergunta meio incômoda:
estamos vivendo a nossa vida ou assistindo à vida dos outros?
Porque talvez tenha ficado normal viver como uma celebridade.
Todo mundo pode ter uma câmera.
Todo mundo pode transmitir.
Todo mundo pode ser observado.
Todo mundo pode construir uma versão de si mesmo.
E talvez o problema não seja aparecer.
O problema é quando começamos a acreditar que precisamos ser vistos para existir.
E isso também afeta nossos relacionamentos.
Amizades acabam.
Pessoas deixam de se falar.
Relacionamentos terminam.
Às vezes por motivos muito sérios.
Às vezes por coisas banais.
E, ao mesmo tempo, coisas realmente sérias acabam sendo banalizadas.
As pessoas ficam confusas.
E talvez isso fique ainda mais complicado quando os adultos também estão confusos.
Como ensinar uma criança a viver em um mundo que nós mesmos ainda estamos tentando entender?
Como ensinar nossos filhos a lidar com uma realidade que nós não conhecíamos quando éramos crianças?
Como ensinar alguém a navegar se nós ainda estamos tentando descobrir onde fica o norte?
E aí eu volto para aquela imagem do dilúvio.
Estamos inundados.
Informação demais.
Tecnologia demais.
Opiniões demais.
Possibilidades demais.
E talvez, no meio dessa inundação, nós estejamos tentando encontrar uma arca.
Um lugar seguro.
Um lugar onde seja possível respirar.
Mas será que Deus precisaria mandar um novo dilúvio para nos salvar?
Ou será que o problema é que nós ainda não aprendemos a navegar?
Talvez não precisemos destruir o continente digital.
Talvez não precisemos abandonar a tecnologia.
Talvez também não precisemos fugir do mundo.
Talvez precisemos aprender a atravessar.
Porque a internet existe.
A vida presencial existe.
A Igreja existe.
A tecnologia existe.
As pessoas existem.
E nós estamos no meio de tudo isso.
Vivendo uma única vida.
Uma vida on-life.
E talvez a grande pergunta não seja:
“Devemos escolher o mundo digital ou o mundo presencial?”
Mas:
“Como podemos viver bem quando os dois mundos já fazem parte da nossa realidade?”
Talvez o próximo passo da missão não seja descobrir como construir uma nova paróquia na internet.
Talvez seja descobrir como construir pontes.
Pontes que nos façam sair da tela.
Olhar para a pessoa.
Encontrar o outro.
Voltar para a comunidade.
Voltar para a vida.
Porque talvez o maior perigo do dilúvio digital não seja a água.
Talvez seja esquecer que existe um mundo do outro lado da tela.
E esse mundo...
está cheio de pessoas.
Esse foi o Arquivo 9.
E a investigação continua.
Olá! Aqui é a Lih!
Bem-vindos ao Arquivo 9.
Nós começamos esta história falando sobre um continente.
Um continente que não aparece nos mapas.
Um continente que não tem fronteiras, estradas, aeroportos ou portos.
O continente digital.
Depois, percebemos que esse continente não era apenas uma oportunidade.
Ele também estava nos inundando.
Informações demais.
Opiniões demais.
Notificações demais.
Pessoas demais falando ao mesmo tempo.
E, no meio de tudo isso, nós começamos a fazer uma pergunta:
Como viver nesse lugar sem deixar de viver no mundo real?
Mas talvez exista uma pergunta ainda mais importante.
Quem foi o primeiro a entrar nesse continente levando a fé?
E foi aí que nossa investigação nos levou para um lugar inesperado.
São Francisco, Califórnia.
Em 1987, antes de Instagram, YouTube, Facebook ou qualquer coisa parecida com aquilo que hoje chamamos de rede social, existiam as BBS.
Eram sistemas que permitiam que pessoas se conectassem por computador e telefone, trocassem mensagens, arquivos e informações.
Era uma internet muito diferente da nossa.
Mais lenta.
Mais complicada.
E infinitamente menos bonita.
Mas alguém já tinha percebido alguma coisa:
as pessoas estavam ali.
E se as pessoas estavam ali...
a Igreja também poderia estar.
Em 1987, Mike e Sharon Mollerus participaram da criação do Catholic Information Network, o CIN.
O próprio relato histórico do projeto conta que a ideia nasceu depois que eles perceberam que havia muitos grupos cristãos fundamentalistas utilizando BBS e pouquíssima presença católica.
Eles decidiram criar um espaço católico aberto para discussão.
E, em setembro daquele ano, durante a visita do Papa João Paulo II a São Francisco, começaram o primeiro espaço do CIN.
Uma das primeiras tarefas foi colocar em formato eletrônico os discursos que o Papa estava fazendo durante a visita.
Não parece muito impressionante hoje.
Mas pense nisso.
Em uma época em que a informação dependia de papel, televisão, rádio ou de alguém fisicamente levar um documento de um lugar para outro...
eles estavam colocando ensinamentos católicos dentro de uma rede eletrônica.
E depois fizeram algo ainda maior.
Começaram a conectar diferentes grupos católicos eletrônicos.
O relato de Sharon Mollerus registra que o CIN se tornou a primeira rede eletrônica católica a ligar diferentes boards católicos.
Houston.
Nova York.
Outros lugares.
Pequenos pontos espalhados pelo mapa.
Como pequenas missões.
Só que a estrada entre elas...
era eletrônica.
E olha que curioso.
Quando nós perguntamos:
“Quem é o bispo do Continente Digital?”
a pergunta parece absurda.
Porque não existe uma Diocese da Internet.
Não existe uma Catedral do Instagram.
Não existe uma paróquia do TikTok.
E nenhum bispo recebeu oficialmente o título de “bispo do Continente Digital”.
Mas a nossa brincadeira histórica nos permite voltar ao ponto de partida.
Se o primeiro movimento do CIN aconteceu em São Francisco, durante a visita de João Paulo II em 1987, então o arcebispo daquela Igreja local era Dom John Raphael Quinn.
Ele era o arcebispo de São Francisco desde 1977 e permaneceria no cargo até 1995.
A própria Arquidiocese registra a visita de João Paulo II a São Francisco em 1987 durante o episcopado de Quinn.
Então, dentro da nossa metáfora...
talvez esse seja o primeiro “bispo do continente digital”.
Não porque tivesse autoridade sobre a internet.
Mas porque foi o pastor da Igreja local de onde partiu uma das primeiras grandes iniciativas católicas de evangelização eletrônica que conseguimos documentar.
E isso muda completamente a nossa pergunta.
Porque talvez o problema nunca tenha sido:
“Como criar uma Igreja na internet?”
Talvez a pergunta seja:
“Como a Igreja que já existe consegue entrar nesse continente?”
E isso já estava acontecendo muito antes de nós percebermos.
Em 1992, por exemplo, surgiu o serviço eletrônico “Daily Word for Reflection”, descrito como um ministério de evangelização eletrônica iniciado na região do Vale do Silício.
Ou seja...
a missão continuava avançando.
Primeiro as BBS.
Depois as redes eletrônicas.
Depois a World Wide Web.
Depois os sites.
Depois os blogs.
Depois as redes sociais.
Depois os vídeos.
Depois os podcasts.
Depois os algoritmos.
E agora...
a inteligência artificial.
Cada geração encontrou uma nova maneira de ocupar o mesmo espaço:
onde as pessoas estão.
E talvez seja essa a verdadeira lógica do missionário digital.
Não é transformar a internet em uma paróquia.
É encontrar pessoas onde elas estão.
São Paulo fez isso.
Ele entrou em ambientes diferentes.
Falou com pessoas diferentes.
Em Atenas, ele encontrou uma cultura diferente daquela que encontrava nas comunidades judaicas.
Ele observou.
Escutou.
Encontrou um ponto de contato.
E anunciou.
Isso não significa mudar a mensagem para agradar a cultura.
Significa aprender a falar uma língua que a cultura consegue compreender.
Talvez seja isso que Nossa Senhora de Guadalupe também nos ensine.
Quando Juan Diego encontra Nossa Senhora, existe um encontro entre culturas.
E a mensagem cristã não aparece simplesmente como uma coisa estrangeira colocada sobre uma cultura que já existia.
Existe uma linguagem.
Existem símbolos.
Existe uma ponte.
Evangelizar nunca foi simplesmente despejar informação sobre alguém.
É estabelecer uma comunicação.
E talvez essa seja uma das maiores dificuldades do continente digital.
Porque nós confundimos comunicação com publicação.
Achamos que evangelizar é postar.
Mas postar não é necessariamente evangelizar.
Ter informação católica na internet não significa que alguém tenha encontrado Cristo.
Ter milhares de visualizações não significa que alguém tenha mudado de vida.
E ter um perfil religioso não significa necessariamente ter uma missão.
O algoritmo mede atenção.
Deus olha pessoas.
E talvez essa diferença seja uma das coisas mais importantes que um missionário digital precisa entender.
Porque, se esquecermos disso, começamos a trabalhar para o algoritmo.
E não para as pessoas.
Começamos a pensar:
“Qual título dá mais clique?”
“Qual assunto gera mais comentário?”
“Qual polêmica aumenta o alcance?”
“Qual frase faz as pessoas brigarem?”
E, sem perceber...
podemos transformar a evangelização em uma fábrica de engajamento.
O continente digital tem uma lógica própria.
Mas o Evangelho não pode ser reduzido a essa lógica.
E aqui voltamos ao que falamos no capítulo anterior.
Existe um mundo fora da tela.
Existe uma pessoa sentada ao nosso lado.
Existe uma família.
Existe uma paróquia.
Existe um vizinho.
Existe alguém passando necessidade.
Existe alguém sozinho.
Existe alguém que precisa de uma conversa que não cabe em um comentário.
Existe alguém que precisa de um abraço.
Existe alguém que precisa de uma comunidade.
Por isso...
não existe uma paróquia digital.
A internet pode anunciar uma paróquia.
Pode aproximar alguém dela.
Pode ensinar uma oração.
Pode explicar uma passagem da Bíblia.
Pode despertar uma pergunta.
Pode apresentar um santo.
Pode fazer alguém descobrir a fé.
Mas chega uma hora em que a pessoa precisa atravessar a ponte.
Porque nós não fomos feitos para viver apenas em uma tela.
E talvez seja justamente aqui que o conceito de on-life se torna tão importante.
Nós não temos duas vidas.
Uma online.
Outra offline.
Temos uma vida.
E ela acontece em diferentes ambientes.
O problema começa quando um ambiente começa a engolir todos os outros.
Quando a tela substitui a comunidade.
Quando o comentário substitui a conversa.
Quando a curtida substitui a amizade.
Quando o vídeo substitui a experiência.
Quando o algoritmo começa a decidir aquilo que vemos, pensamos e até com quem convivemos.
O missionário digital precisa, portanto, aprender uma coisa muito difícil:
entrar na internet sem morar nela.
Usar a ferramenta sem se tornar ferramenta dela.
Conhecer o algoritmo sem transformar o algoritmo em senhor da missão.
Falar com milhões sem esquecer da pessoa que está diante de nós.
Talvez seja por isso que os santos que pensamos no primeiro capítulo continuam sendo tão importantes.
Santa Teresinha nos lembra que a santidade não depende necessariamente de fazer coisas gigantescas.
São Carlo Acutis mostra que um computador também pode ser colocado a serviço do Evangelho.
Padre Pio nos lembra da oração, da penitência, da vida sacramental e da busca por Deus.
E todos eles nos lembram de uma coisa que nenhuma tecnologia conseguiu substituir:
a santidade acontece em pessoas reais.
Não em perfis.
Não em métricas.
Não em números.
Em pessoas.
Talvez essa seja a grande conclusão da nossa expedição pelo Continente Digital.
Nós não precisamos fugir dele.
Mas também não podemos nos perder nele.
Precisamos aprender a atravessá-lo.
Como os antigos missionários atravessavam mares para chegar a novos povos, nós atravessamos redes para encontrar pessoas que talvez jamais entrassem espontaneamente em uma igreja.
Mas, assim como o missionário antigo não tinha como objetivo construir uma colônia onde pudesse permanecer isolado para sempre...
o missionário digital também não pode transformar a internet em destino final.
A internet é caminho.
É estrada.
É ponte.
É ferramenta.
E talvez a pergunta que deveria acompanhar todo conteúdo cristão seja:
“Para onde estou levando essa pessoa?”
Se a resposta for apenas:
“Para o próximo vídeo”...
talvez estejamos construindo audiência.
Mas se a resposta for:
“Para mais perto de Deus, da verdade, da comunidade, da caridade e da vida real”...
então talvez estejamos construindo uma ponte.
E talvez seja esse o verdadeiro trabalho do missionário do Continente Digital.
Não conquistar a internet.
Não dominar o algoritmo.
Não criar uma paróquia virtual.
Mas entrar em um território novo...
encontrar pessoas...
e apontar para fora da tela.
Porque, no final das contas...
o objetivo da missão nunca foi fazer as pessoas permanecerem com o missionário.
Foi ajudá-las a encontrar Cristo.
E talvez, depois de três capítulos, seja essa a nossa conclusão:
o Continente Digital não precisa de colonizadores.
Precisa de pontes.
E talvez...
precise de missionários.
Arquivo 9.
Fim do arquivo.
Texto e pesquisa: ChatGPT
Revisão e rascunho: Lih dos Carros



Nenhum comentário:
Postar um comentário