
Subito em italiano significa: já, agora. Em dezembro de 2022 ouvimos essa expressão duas vezes. Nos falecimentos do Monsenhor Jonas Abib e do Papa emérito Bento XVI. Essa expressão mostra o reconhecimento do Povo de Deus sobre a vida de santidade desses dois sacerdotes.
Mas como funciona o processo de canonização?
O processo de canonização pode ser iniciado pelo papa ou por um bispo. O bispo vai escolher uma pessoa para averiguar cada detalhe da causa de canonização essa pessoa é chamada: postulador. Um primeiro requisito para a abertura desse processo é que já tenha se passado 5 anos da morte do candidato a santo.
Assim que começa o processo o futuro santo é chamado de Servo de Deus. O postulador vai investigar as virtudes e em casos de martírio todo o processo do martírio. Comprovado tudo isso o Servo de Deus recebe o título de Venerável.
A segunda parte consiste em comprovar que houve um milagre pela intercessão desse venerável e ele recebe a Beatificação. Os martíres não precisam de comprovação de um milagre.
Última parte é a comprovação de um milagre após a beatificação. Então ocorre a Canonização. E o beato recebe o título de Santo.
O que pode abreviar esse processo?
O papa. Em 2005 o papa Bento XVI concedeu autorização para não esperar 5 anos de falecimento para se abrir o processo de canonização de seu antecessor. O processo foi aberto em 2006 e em 2011 o papa João Paulo II foi declarado Beato e em 2014 declarado santo. Sendo o santo com o processo de canonização mais rápido.
O papa Francisco abreviou o processo de canonização de João XXIII dispensando a necessidade do segundo milagre para declará-lo santo.
Quais brasileiros estão em processo de canonização?
No site da Aliança de Misericórdia tem uma lista completa. Mas vamos destacar alguns:
Beatos: Beata Albertina Berkenbrock, mártir; Beata Benigna Cardoso da Silva, mártir; Beata Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica); Beato Inácio de Azevedo e 39 companheiros mártires (Quarenta Mártires do Brasil) e Beata Isabel Cristina Mrad Campos, mártir.
Veneráveis: Venerável Damião de Bozzano, OFMCap (Frei Damião); Venerável Odete Vidal Cardoso (Odetinha) e Venerável Padre Vitor Coelho de Almeida, CSsR.
Servos de Deus: Guido Vidal França Schäffer; Dom Helder Câmara; Princesa Isabel; Diácono João Luiz Pozzobon; Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira (Padre Léo) e Zilda Arns Neumann.
Santos Brasileiros:
Santo André de Soveral e companheiros: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Vinte e cinco homens e cinco mulheres mártires);
Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão);
Santa Dulce dos Pobres;
São José de Anchieta, SJ;
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus;
São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho, mártires.
Todos os Santos, rogaem por nós!
_____
Sites consultados:
https://misericordia.com.br/santidade-brasileira/
https://noticias.cancaonova.com/especiais/canonizacao-joao-paulo-ii-e-joaoxxiii/recorde-como-foi-a-beatificacao-de-joao-paulo-ii/
https://brasil.elpais.com/brasil/2014/04/17/sociedad/1397751706_371113.html
https://pt.aleteia.org/2023/01/05/bento-xvi-santo-ja-quem-pode-decidir/
https://noticias.cancaonova.com/brasil/as-etapas-de-um-processo-de-canonizacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário