domingo, 23 de novembro de 2025

Resenha: Escatalogia

Olá! Aqui é a Lih! Bem vindos ao blog dos Novenáticos! E hoje vamos resenhar o livro: Escatalogia de Dom Henrique Soares.

"Bastava que o povo não se fechasse para Deus, que aceitasse caminhar com o Senhor. Isto é muito importante, pois fica claro que não existe destino: o homem é chamado a construir seu destino dizendo sim a Deus e caminhando para o futuro que ele lhe preparou. Cada pessoa é livre: pode dizer sim ou não ao convite de Deus!" (p. 14)

Dom Henrique Soares foi bispo da Diocese de Palmares. Conhecido por suas reflexões na Internet. 

O conheci já depois de falecido através de uma live do Santo Flow que o Professor Rafael Brito entrevista o Guto sobre o livro Dom Especial que resenhei no último episódio.

No livro Escatalogia, Dom Henrique explica com maestria sobre a Segunda Vinda do Senhor e o Fim dos Tempos.

Alguns trechos:

"Como o Senhor não veio logo, os cristãos começaram a compreender que o importante é estar sempre preparados e desejando a Vinda do Cristo, aproveitando o tempo para conversão." (p. 21)

"O juízo tem, portanto, uma dimensão trinitária: o Pai entregou ao Filho o julgamento, que se dará na luz e na potência do Espírito! Em Cristo glorificado pelo Pai e pleno do Espírito, tudo será julgado!" (p. 29)

"Uma última coisa: note que o Antigo Testamento não descreve o céu. O importante é o que é este céu: a amizade eterna com Deus... Descansar na alegria do seu coração! O resto é resto!" (p.72)

Depois de ler o livro do Anjo da Guarda de São João Bosco. Se um dia lançarem no Brasil eu faço resenha desse livro. E São João Bosco nos ensina que estar com os anjos é refletir sobre a Salvação e a Escatalogia.

O livro do Dom Henrique foi plenamente satisfatório para eu entender a Escatologia. 

A partir do dia 29 de setembro vou republicar minhas impressões sobre o assunto no podcast dos Novenáticos.

Até uma próxima postagem especial.

Um beijo, um abraço, que a paz de Cristo esteja contigo e o amor de Maria.


Texto por Lih 🚘💙

Nenhum comentário:

Postar um comentário