segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Resenha: Um Dom Especial

Olá! Aqui é a Lih! Bem vindos ao blog dos Novenáticos! E hoje vamos resenhar o livro: Um Fom Especial de Guto Azevedo.

"Comentar trechos bíblicos era uma paixão de Dom Henrique. Por diversas vezes ele falou que tinha um sonho de comentar todos os livros da bíblia. Era apaixonante em cada gravração como ele sabia adentrar, de forma ímpar, nos mistérios dos textos sagrados. E não se cansava, cada vez que fazemos uma gravação, se restasse tempo, ele ficava ali produzindo e mergulhando naquele alimento espiritual. Isso me encantava!" (p.32)

Pedro Augusto Coimbra Fernandes de Azevedo Parente, o Guto Azevedo, é casado com Zulene Parente, pai da Mariana e da Glória de Maria, comunicador, missionário, músico, proprietário da editora Apascentar e host do podcast católico Santo Flow desde 2022. 

Quando escrevi a resenha de Nada Além da Verdade me lembrei do livro do Guto. Pelo simples motivo de ter me sentido ali com eles.

Em Um Dom Especial o Guto nos conta como foram seus dias com Dom Henrique desde a primeira entrevista que fez com ele até o dia de seu falecimento.

O Guto sempre diz que queria ter feito um Santo Flow com Dom Henrique. Mas não consegui ler o livro sem imaginar uma boa conversa entre Dom Henrique, o Guto e eu. Quer um episódio mais especial que esse?

Embarque também nesse flow! Quer dizer... Leia também esse livro e exalte um: Que maravilha!

"Nenhuma das nossas gravações tinha temas pré-estabelecidos. Ele nunca sabia o tema que eu iria perguntar e não havia 'script' antecipado para as nossas produções. Eu preparava alguns títulos e ao ligar a câmera fazia logo a pergunta. Sem titubear, e nunca ter pedido para parar, ele seguia com a resposta, completa: com início, meio e fim." (p. 36)


"Por diversas vezes ele afirmou em conversas que tínhamos: 'Guto, o ser humano tem um vazio natural dentro de si. Este vazio está preenchido pelo próprio Cristo. Por isso, nas pregações, não precisamos e não devemos pregar nada que esteja fora de Cristo. Se falamos dele, falamos de tudo. Ele basta para preencher o vazio humano!' (p. 45)


"Dom Henrique amava Santa Igreja com todas as forças. Por diversas vezes presenciem pregações ele dizendo: 'Como não amar a igreja, ela me deu tudo!' Era uma amor sincero que eu fazia ser defensor constante de Santa Doutrina. Muitas vezes ele relatava sobre algumas pessoas que afirmavam 'A Igreja é santa e pecadora'. Ele dizia: 'Não! A Igreja é santa, sempre santa! Pecadores somos nós!'. Sempre foi um guardião da vida eclesial" (p. 90)


Até uma próxima postagem especial.

Um beijo, um abraço, que a paz de Cristo esteja contigo e o amor de Maria.


Texto por Lih 🚘💙

Nenhum comentário:

Postar um comentário